SEGUIDORES

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Separação na terceira idade. Por que isso?



Cada vez mais brasileiros se divorciam e refazem a vida na terceira idade

Os brasileiros com 60 anos ou mais são os que mais aderem ao clube dos descasados. Em cinco anos, o número de pessoas nessa faixa de idade que se divorciaram ou se separaram judicialmente de seus parceiros subiu 51%. No total da população, o aumento foi de apenas 13%. Ou seja, em nenhum outro grupo os índices de separação crescem tanto. Os especialistas são unânimes em apontar como principal motivo para esse fenômeno a elevação na expectativa de vida, que hoje é 35% mais alta do que há cinqüenta anos. Naquela época, não era comum alguém na casa dos 60 anos mudar radicalmente de vida ou fazer planos para o futuro. Isso mudou. Voltar a estudar, fazer esportes e até namorar são atividades plenamente aceitáveis para quem está na terceira idade. Antes, poucas pessoas achavam que valia a pena se separar na terceira idade. Agora, existe a idéia de que ainda se pode fazer muita coisa depois dos 60 anos.

Segundo dados do IBGE, de cada quatro pessoas que se casam com mais de 60 anos, apenas uma é mulher. Pouco mais de 70% dos homens nessa situação desposam mulheres que têm menos de 60 anos. Entre as mulheres idosas, o índice das que se casam com homens mais jovens é de apenas 18%. "Por outro lado, o homem tem mais dificuldade de cuidar de si mesmo. Por isso, se não refaz sua vida amorosa, pode sofrer mais", diz a psicóloga Laura Mello Machado, do Instituto de Gerontologia da Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro.

As mulheres fazem excursões com as amigas, entram na universidade da terceira idade, fazem cursos. Para muitas delas, o divórcio representa uma libertação. O fato de os filhos já serem adultos torna mais fácil a decisão de se separar. "Às vezes, depois que os filhos saem de casa, o casal deixa de ter objetivos comuns para a vida", diz o psicólogo Ari Rehfeld, da Pontifícia Universidade Católica. Isso, para uma relação saudável, significa o fim. Outro fator de desequilíbrio para um relacionamento de longo tempo é a sexualidade. Nos últimos anos, com o surgimento das pílulas contra a impotência, muitos homens voltaram a assumir um papel que já tinha sido abandonado. Isso pode dar ânimo novo a um casamento. Mas nem sempre a mulher está disposta a voltar a incluir a sexualidade no relacionamento.

Por Carol Quintanilha - Revista Veja.


Enumerando os orgumentos para a separação:

1)- Não estavam felizes no casamento, porém não acreditavam que valeria a pena separar-se no final da vida, agora com o aumento da expectativa de vida as coisas mudaram e dizem que a vida começa aos sessenta.

2)-Perda de objetivos comuns, não há mais sonhos a serem realizados a dois, entra aqui a "sindrome do ninho vazio" que é a saída dos filhos de casa.

3)-No caso dos homens havia um certo freio por causa da sexualidade, hoje não, com o advento do Viagra, eles já não temem entrar numa nova relação e estão procurando mulheres mais jovens.

4)-Eles não se prepararam para viver a vida a dois quando entrassem na terceira idade, onde o tempo de produzir está se findando, quando os sonhos já foram realizados ou já desistiram deles.

5)- Não buscaram uma motivação nova para fazerem a dois, como entrar para um ministério na igreja, uma atividade social ou um trabalho voluntário.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sim e muito util, mAS QUERIA ACHAR UM ARTIGO SOBRE

A VIUVA, VIUVO NA IGREJA DE HOJE E ADESCRIMINAÇAO
DA SOCIEDADE CRIDSTÃ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...