SEGUIDORES

segunda-feira, 16 de março de 2009

Homens , mulheres e a sensibilidade, quanta diferença!

Depois de ter criado Adão, Deus lhe disse: “Far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea”.

A palavra ajudadora no hebraico traz a idéia de “circundar”, “Cercar para proteger” e idônea quer dizer “capaz". Deus estava dizendo , "Far-lhe-ei uma companheira com capacidade, competência para cercar a sua vida e proteger o relacionamento de vocês"

A mulher tem algo dentro de si que hoje chamam de intuição feminina, e é impressionante como funciona.É como se fosse um radar que detecta tudo o que está a sua volta.

Sabe quando a mãe dá seu recado protetor ao filho e depois se verifica que realmente as coisas aconteceram como ela previu? Então é isso, a intuição feminina, a sensibilidade para discernir os tempos e os modos.

Um dia eu estava preparando o sermão para o culto de logo mais a noite, minha esposa me perguntou: “Você percebeu que sua filha está deprimida?“ Eu respondi: “Mas como, eu não notei nada” e só à partir daí que pude perceber que de fato, havia já alguns dias que ela estava triste, dentro da nossa casa, e eu não havia percebido, só o fazendo quando a mãe me advertiu.

Sabemos de histórias de mulheres cujo maridos estavam tendo um caso extraconjugal, e que elas de alguma maneira já sabiam, talvez não tivessem a coragem de confrontar porque não queriam ouvir aquilo que já sabiam.

A mente da mulher é investigativa, questionadora e intuitiva e nem sempre os homens sabem disso. Pensam que estão enganando alguém quando não abrem o seu coração e escancaram os fatos. Mal sabem eles que a mulher lhes lê o coração, enxerga a sua alma.

Elas sabem exatamente como estão as coisas no coração do homem e dos filhos desde quando eles chegam em casa, ainda que não digam uma só palavra.

Sabem como foi o seu dia, se estão bem, se estão cansados, estressados, se estão com algum conflito pessoal.

Se questionadas talvez elas não consigam explicar, mas de alguma maneira elas sabem quando as coisas estão bem e quando não estão.

Isso é a capacidade que Deus introjetou no seu ser quando decidiu que ela seria ajudadora , que circundaria , cercaria a vida do homem para proteger o relacionamento “dois em um” contra as ameaças ou circunstâncias adversas, por isso é que Deus disse a Abraão, “escuta a tua mulher Sara”.

Agora para os homens eu digo o seguinte, já que não somos dotados desse radar, é preciso prestar atenção, estar atentos, vigilantes com tudo que nos cerca, é preciso olhar além daquilo que os nossos olhos vêm no outro, é preciso olhar dentro de suas almas, de seus corações.

É preciso ler nas entrelinhas, é ouvir na palavras ditas algo que não foi dito mas que está ali, existe, é enxergar depois da esquina. Isso é ser sensível.

As vezes eu fico aborrecido comigo mesmo ao perceber que não tive a sensibilidade em alguns momentos que deveria ter elogiado e não elogiei, oportunidades que deveria ter encorajado e não encorajei, quando o melhor era ter ficado quieto e eu falei.

Com base naquilo que vejo e sou, é que penso que todo homem deveria pedir a Deus que lhe dê sensibilidade para poder examinar o coração das pessoas a quem ama.Somos muito “olho de vidro”, aquele que parece estar vendo, porém não enxerga.

Não vê quando a esposa está triste, não vê quando está em conflito, insegura e com medo.

Não vê quando ela está precisando de um reconhecimento, de se sentir importante, de ser notada e de se sentir pertencente a alguém.

Davi disse para seu filho Salomão na passagem do seu reinado: “Se tú um homem e esforça-te”. Eu faço minhas as palavras dele e digo para quem tem ouvidos para ouvir: “Se tú um homem e esforça-te para enxergar e ouvir o coração da tua esposa e de teus filhos".

No amor de Jesus, Pr Ismael e Pra Cleire.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...