SEGUIDORES

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Por que você adulterou Davi? Senhor,cometi adultério porque....

As perguntas de Deus e as respostas de Davi.

Eu o escolhi e o tirei do aprisco das ovelhas e do pastoreio de ovelha para ser o pastor do meu povo e você pastoreou de coração integro. Porque você adulterou Davi?

Quando você era um adolescente , eu livrei das garras do urso e da espada de Golias. Por que você adulterou, Davi?

O tempo todo você se conteve e não levantou a mão contra Saul, mesmo quando eu o coloquei ao seu alcance. Porque Você não se conteve também no caso de Bate-Seba, Davi?


Você não bebeu a água do poço de Bélem , que tanto desejava, só porque ela quase custou a vida de seus amigos e derramou-a como oferta para mim. Porque você adulterou Davi?

A sua incomoda descoberta - de que eu morava numa simples tenda enquanto você morava num palácio de cedro - causou-me uma impressão muito boa. Acompanhei todas as outras providências que você tomou para me construir um templo: a compra do terreno, a elaboração dos desenhos e aquisição do material de construção. A sua contribuição pessoal de 105 toneladas de ouro puro de Ofir e 245 toneladas de prata refinada não me passaram despercebidas. Por que você adulterou, Davi?

Você fez tudo o que eu aprovo e não deixou de obedecer a nenhum dos mandamentos durante todos os dias de sua vida, exceto no caso de Urias, o heteu. Por que você adulterou Davi?

Senhor, cometi adultério porque....


...Depois de tanta turbulência com Saul, com Nabal, com os cananeus e com certas famílias da tribo de Benjamim, vieram a vitória, o trono, a conquista de Jerusalém, o aplauso, o palácio de cedro, o poder. Então eu me senti forte e achei que não precisava tanto de ti, como antes.

Cometi adultério porque entre o orgulho e a queda há apenas um passo: porque, como diz o provérbio, " o que faz alta a sua porta, facilita a própria queda"; porque o meu coração não era mais humilde na tua presença.

Cometi adultério porque não enxerguei o que estava acontecendo comigo, não me vi próximo do abismo,não me dei conta das muitas mudanças que estavam acontecendo gradativamente em minha vida, roubando a minha sensibilidade moral. Foi por isso que, depois da queda, tive total dificuldade de entender a história que Natã inventou e me contou.

Cometi adultério porque me tornei como os animais , que não são governados por ninguém . E desgovernados estão todos aqueles que encostam de lado o temor que te é devido e se entregam a qualquer desejo da carne, depois de algum estímulo. São pessoas momentaneamente fora de si por terem ficado deslumbradas pelo pecado. Foi por isso que o vulto distante de uma mulher bonita banhando-se foi suficiente para eu pecar contra ti e abrir um grande e desastroso parêntesis em minha vida.

Cometi adultério porquefiz mau uso do poder, dando ordens para todo mundo em benefício do meu intento pecaminoso: mandei meus servos trazerem para mim a mulher de Urias, mandei a mulher de Urias se deitar comigo, mandei Joabe colocar Urias na linha de frente da batalha para que ele morresse. Mandei , mandei, mandei. Cada ordem era uma desobediência a mais.

Cometi adultério porque
me esqueci que era pecador desde o meu nascimento, desde que minha mãe me concebeu. Esqueci-me do pecado residente, da pecamininosidade latente,da propensão pecaminosa. Esqueci-me da lei do pecado, da força do pecado, da ousadia do pecado, da loucura do pecado, da insistência do pecado. Disse para mim mesmo: "Com os outros pode acontecer ,comigo não"
Revista Ultimato, 303, nov/dez 2006.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...