SEGUIDORES

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Casais interessantes da Bíblia: Salomão e a Sulamita

...meu amado tem saudades de mim.(Cantares 7:10)

Quando lemos o livro de Cantares ficamos encantados com o romantismo e a sensualidade dos amantes, o Rei Salomão e a sua amada Sulamita, e quando ela afirma que o seu amado tem saudades dela,  fico, aqui com meus botões, imaginando como é bom saber que a amada(o) da nossa alma tem saudades de nós. E  atentando para o texto descobrimos que não é sem razão que ele tenha saudades . Qual o homem que não teria saudades de uma mulher como a Sulamita?
Vamos ver juntos, as qualidades dessa mulher,essa amante incrível.Vamos descobrir porque o seu marido tem sentimentos ternos para com ela. Leia isto.

1-Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o seu amor do que o vinho : Ela  mostra desejo pelo seu amado e faz uma comparação elogiosa sobre o beijo do amado, dizendo que é melhor, mais saboroso que o vinho,  desejável e inebriante. Que o beijo do amado lhe rouba os sentidos.

2-Eu sou morena, mas agradável, ó filhas de Jerusalém, como as tendas de Quedar, como as cortinas de Salomão: Veja que ousadia, ela diz que é uma morena agradável, ela tem a sua auto estima lá em cima. Eu gosto  quando minha esposa brinca assim comigo, mostrando que está de bem com a vida, sem complexos, sem traumas por causa disso ou daquilo. Eu já falei sobre isso outras vezes, mas repito aqui, um homem procura duas virtudes como entre as mais importantes em uma mulher, primeiro um bom sexo, segundo que ela seja uma companhia agradável. Para algumas esposas eu digo: Pare de ser ranzinza, mulher limão,  seja agradável com seu homem e logo você poderá falar como a Sulamita "meu amado tem saudades de mim". Olha, quem aguenta mulher crítica, exigente, organizada demais, que vive resmungando, difícil de ser agradada.Tem mulher que é duro de amar.Um marido me disse outro dia durante um aconselhamento: "Pois é , pastor, mas a Bíblia diz que eu tenho que amar até os meus inimigos, então vamos lá, né ?." Ele não se referia aos inimigos , mas a esposa sargentona que tinha dentro de casa.

3-Eis que és gentil e agradável, ó amado meu; o nosso leito é viçoso. Ela é uma mulher simples, mas que aprendeu a ter palavras elogiosas nos seus lábios,  diz que o seu amado é gentil e agradável e como consequência disso as noites de amor são  exuberantes. Olha aí o segredo para apimentar a vida conjugal. Marido gentil, cavalheiro, agradável, simpático, que pensa na mulher e não só em si mesmo, merece e tem um "leito viçoso".Ele sabe aguçar seus desejos através de uma comunicação eficaz e eficiente, quem sabe ele a alegra com fartos elogios, desperta fantasias para serem vividas a dois, por isso ela se desmancha em amores.
4-O meu amado fala e me diz: Levanta-te, amiga minha, formosa minha, e vem.Porque, eis que passou o Inverno: a chuva cessou, e se foi:Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra:A figueira já deu os seus figuinhos, e as vides em flor exalam o seu aroma: levanta-te, amiga minha, formosa minha, e vem.Pomba minha, que andas pelas fendas das penhas, no oculto das ladeiras, mostra-me a tua face, faze-me ouvir a tua voz, porque a tua voz é doce, e a tua face aprazível.Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor. Aqui eu vejo o amado dizendo para ela assim: Olha, vem comigo, deixa essa tristeza, saia dessa depressão, vamos celebrar a vida juntos. Chega de choramingos, o tempo de cantar chegou para nossa vida, vem comigo, dá-me o ar da sua graça, venha!! Você é importante para mim, vamos eliminar das nossas vidas tudo aquilo que nos atrapalha, as picuinhas, as implicâncias, essas coisas que nos afasta um do outro, vamos celebrar o nosso amor.Ele não é um homem rancoroso, mas sim, é aquele que cria espaço para o perdão e dá uma nova chance para a paz entre eles quando isso se faz necessário.

5-Que é o teu amado mais do que outro amado, ó tu, a mais formosa entre as mulheres? que é o teu amado mais do que outro amado, que tanto nos conjures? O meu amado é cândido e rubicundo; ele traz a bandeira entre dez mil. A sua cabeça é como o ouro mais apurado, os seus cabelos são crespos, pretos como o corvo. Os seus olhos são como os das pombas, junto às correntes das águas, lavados em leite, postos em engaste.As suas faces são como um canteiro de bálsamo, como colinas de ervas aromáticas; os seus lábios são como lírios que gotejam mirra.As suas mãos são como anéis de ouro, que têm engastadas as turquesas: o seu ventre, como alvo marfim, coberto de safiras. As suas pernas, como colunas de mármore, fundadas sobre bases de ouro puro; o seu parecer, como o Líbano, excelente como os cedros.O seu falar é muitíssimo suave; sim, ele é totalmente desejável. Tal é o meu amado, e tal o meu amigo, ó filhas de Jerusalém. Aqui suas amigas perguntam qual o motivo deste amor que ela nutre por ele, porque esse desespero pela presença dele, elas se perguntam o que teria este homem que um outro não tenha, e ela responde, exaltando as qualidades de seu amado, fala bem dele e não mal. Sabe o que é isto, é amor, paixão, mas também é respeito. Mulher que tem sabedoria não fala das deficiências do marido, não faz propaganda negativa, não faz comparação com o galã da TV, com o famoso, com o mais rico, não cria fantasias com outros, mas fala aquilo que é bom no seu marido, apresenta o que ele tem de melhor. Não fica focada nos defeitos, mas sim, nas suas qualidades e virtudes .
Certa noite eu assistia  o noticiário na TV quando passou uma reportagem sobre um homem que estava preso e foi posto em liberdade condicional pelo juiz da comarca. Passado três dias ele volta ao forum e pede ao mesmo juiz que o recolha de novo à prisão, pois ele não aguentava mais a sua mulher, pois ela era muito implicante, de modo que seria melhor permanecer preso do  que viver com ela. Já pensou que esposa era aquela? Que o Senhor nos livre de uma mulher assim.
Conclusão:
Que o casal celebre o prazer de se pertencer, que os dois  sintam saudades um do outro. Que a esposa se empenhe em ser agradável ao seu marido; que ele corrresponda e seja doce no seu falar e totalmente desejável para sua esposa.
Que este ano que se inicia, seja o ano do amor na sua vida , que o primeiro amor  renasça, que a paixão floresça e que a vida em comum seja uma delícia.Que o perdão seja liberado, que as pequenas desavenças sejam deixadas no canto do esquecimento.Que o lar de cada um de vocês seja um ninho de amor, onde o bem de Deus chega , onde o cuidado de um para com o outro seja visível.

Abraços do Pr Ismael e da Pra Cleire.


Um comentário:

Sulamita disse...

Amei este texto! Meu nome é Sulamita, graças a Deus agradeço a minha mãe por ter posto meu nome assim.A Sulamita tem muitos axpectos parecidos com os meus, um é a fé muito forte, e o outro é o amor incondicional por seu amado. Agradeço a Deus por ele ter posto um varão no meu caminho.Nossa relação é muito parecida com a deles dois, incrivel. Hoje eu sou Sulamita, e o meu amado como se fosse o meu Salomão!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...