SEGUIDORES

quarta-feira, 14 de março de 2012

Solidão no casamento

Por Pastor Ismael.


Eclesiastes  4: 11 “ Se dois dormirem juntos, vão se manter aquecidos.Como, porém,  manter-se aquecido sozinho? ...”

Existem dois tipos de solidão que podem atingir uma pessoa dentro de um relacionamento conjugal:

-a solidão emocional:  esta acontece quando um cônjuge se sente distante do outro, e

-solidão social: quando eles não fazem coisas juntas, não partilham, não passeiam, não têm atividades comuns, vivem um tanto quanto isolados.

A tendência das pessoas que vivem uma solidão emocional  é murmurar, e se retrair cada vez mais, porém, o melhor  é ser proativo, é tomar atitudes que provoquem essa proximidade, é colocar um sorriso no rosto, fazer um esforço inicial, buscar uma conversa, falar amenidades, diminuir as críticas e ser uma boa companhia para o outro. 
Desligue um pouco a TV, a internet, e os cuidados com outras coisas e se guarde para um momento com o cônjuge. Se não tem muito assunto, fiquem quieto um no braço do outro, que, às vezes, pode ser  mais gratificante que o muito falar.
Creio que se algo não vai bem, para continuar assim é só permanecer  fazendo tudo igual, do mesmo jeito, mas se queremos mudança, então precisamos aprender a fazer  diferente. Já pensou,por exemplo em aprender a fazer uma boa massagem, comprar uns produtos para esse fim, quem sabe um livro que trata do assunto? Não sei o que tanto você pode fazer, mas sei que a solidão emocional, muitas vezes é provocada por nós mesmos quando fechamos a cara e passamos a reclamar do outro.

E a solidão social? Esta se cura fazendo coisas juntos, é sendo participante de uma comunidade, de um grupo social, de uma igreja, é fazendo a diferença na vida de alguém, é tendo utilidade para as demais pessoas. Vejo pessoas que vivem um mundinho extremamente limitado, não visitam e não são visitados, não ajudam ninguém e não são ajudados, a casa deles está sempre muito bem arrumada, um “brinco” , mas vazia, vazia de gente, de vida, vazia de relacionamento. Eles não não tem amigos porque não são amigos. Nunca convidam ninguém para um café ou um jantar, e assim, vão se enclausurando, vivendo em seus casulos  de solidão.
Em nossa casa, nossos filhos têm a liberdade de trazerem seus amigos para comer conosco, e quando eles são muitos, minha esposa Cleire, faz alguma coisa  simples e mais barata, como uma grande panela de arroz com frango, ou uma polenta com carne moída, e eles adoram, sabe por quê?  Porque na verdade, ninguém está ali para comer, mas sim, para suprir suas necessidades de relacionamento, é ter um lugar onde se pode  falar e ser ouvido, sem muita máscara, é ser aceito e bem vindo .
Eu me lembro quando da morte de nosso pai, fomos morar em uma casa que antes servia como tulha (depósito de cereais) no sítio de nosso avô, uma miséria incrível, falta quase tudo.  E ali não havia piso de cimento, era chão batido, mas as pessoas gostavam de estar ali conosco, eles se sentavam e os pés da cadeira fincavam no chão, e todos riam da situação, mas eles vinham todas as noites, para tão somente ficarmos juntos nos aquentando emocionalmente. 
Sabe queridos, os cavaleiros medievais se protegiam contra o adversário cobrindo seu corpo com armaduras metálicas e ficavam como um robô, com dificuldades até para andar. É certo que assim eles estavam mais protegidos, só que quando caiam havia uma enorme dificuldade para se levantarem, sendo necessário que alguém estendesse a mão . Assim estão vivendo algumas pessoas nos dias de hoje, se protegem tanto com suas armaduras psicológicas e não encontram quem as levante. Amar, relacionar-se é correr risco, mas vale a pena, ame mesmo assim, envolva-se com uma causa honesta, que cuida de gente, que trate das coisas de interesse de Deus. É isso, viva para servir, pois se “alguem serve para servir, então, serve, mas quem não serve para servir, então, não serve. ( Pastor Ismael R.Carvalho)", é assim que se cura uma solidão social.

Um comentário:

natanael divino alves disse...

muito esclarecedor .........

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...