SEGUIDORES

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Dicas para melhorar a resolução de conflitos.


1- Não faça guerra de silencio quando desejar  evitar conflitos. Os conflitos não precisam ser necessariamente ruins, eles podem ser uma oportunidade para mudanças importantes. Tentar evitá-los fazendo  guerra de silêncio é tão agressivo quanto a palavras ofensivas, e pior, não dá a chance do outro se defender, pois não sabe o que está acontecendo. Permanecer quieto porém com semblante sereno e aberto ao diálogo  é diferente do silêncio que agride. O melhor é a palavra dita a seu tempo e de forma branda.  E assim não  desperdiçam o tempo de amar e de se alegrar como casal.

2- Não faça lista de erros para usar no momento de discussão. Trate dos problemas tão logo esses aconteçam.

3-Não discutam feio na presença das crianças e de outras pessoas.  Imagine um filho pequeno escutando o pai aos gritos dizendo que vai embora de casa, essa criança vai para a cama imaginando que no outro dia o pai não estará mais em casa, os terá abandonado. E não raras vezes o casal se acerta na cama, porém, a criança não fica sabendo disso, e aquela palavra assustadora permanece em seu coração provocando insegurança e medo de perder o pai.

4- Teu cônjuge não é teu inimigo, por isso  não o ataque, mas sim, ataque o problema.

5- Durante um conflito é comum buscar coisas antigas, já resolvidas, envolver outras pessoas, e tudo isso não ajuda. Procure discutir um problema por vez, e assim focar nele até que se tenha uma posição a respeito.Uma discussão conjugal tem que tem começo, meio e fim.

6-  Quando se aponta uma falha, uma falta, um erro, é sempre interessante que se apresente uma alternativa , uma solução. Tem pessoas que são boas em criticar o que está sendo feito ou pronto, mas não sabe indicar uma solução melhor.

7- Jamais diga “você nunca” ou “você sempre” Pv 16.24. Nunca e sempre, é muito tempo, a afirmação pode estar errada.

8- Expressões de ironia e de sarcasmo não são bem vindas em discussões quando se deseja realmente solucionar uma crise.

09- Quando se entra em uma discussão, acredita-se estar certo, mas não é possível estar certo sempre, por isso, seja humilde, coloque bem as palavras, não seja arrogante porque pode ser que tenha que voltar atras, reconhecer o erro e pedir perdão.

10- Em casos de discussões, as pessoas falam alto e não escutam o que o outro diz. Procure demonstrar que está escutando , e fazendo assim, o outro não irá gritar pois não será necessário.


11- Admitir um erro, pedir perdão, desarma o raivoso. Faça todo empenho para não transferir culpas, nem terceirizar responsabilidades, o melhor é assumir o erro quando ele realmente aconteceu.



Abraços, Pr Ismael e Pra,Cleire. "Fiquem com Deus, fique em família" Palestrante para casais e famílias.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...