SEGUIDORES

sábado, 20 de dezembro de 2008

Transparência no casamento

Adão e Eva - um relacionamento transparente

O registro de Gênesis sobre o relacionamento de Adão e Eva diz que "eles estavam nus e não se envergonhavam" ou "Eles estavam nus e não se confundiam". Certamente eles não tinham do que se envergonhar, não tinham o que esconder, a nudez trazia a tona tudo o que eram. Seria bom demais se pudéssemos viver, enquanto casais, despidos em todos os sentidos da vida, despidos espiritualmente, despidos emocionalmente, despidos fisicamente e que entre nós também não houvesse vergonha ou confusão. É um ideal que o casal deve buscar para si, pois gera intimidade e conhecimentos recíproco, o que é muito bom para a relação.

Estar nu espiritualmente: É revelar ao outro o que pensa com relação às coisas espirituais, sua crença, seus pecados, suas esperanças, enfim tudo que for relacionado com o mundo espiritual. Aqui vai o destaque para a questão dos pecados sexuais porventura praticados por uma das partes, pois seria interessante que nenhum dos dois tivesse algo a esconder. Seria bom poder confessar erros e culpas, pois isso geraria perdão e cura. No entanto, nem sempre isso é aconselhável ou produz o efeito desejado, pois quando alguém carrega consigo o peso da culpa de um adultério, por exemplo, ou seja, esconde algo, tem do que se envergonhar, não pode se despir, e para aliviar o peso do fardo que carrega procura o parceiro e descarrega nele tal peso, de forma que aquilo que estava no oculto agora foi revelado, o pecador se sente aliviado. No entanto, é outro que, dependendo das circunstâncias, passa a carregar aquele fardo, fardo da decepção, da frustração, e assim por diante. E possível alguém confessar um pecado desse tipo para o cônjuge e encontrar perdão e compreensão, no entanto, é preciso ter muito discernimento, saber que há riscos nessa empreitada. Talvez seja o caso de esperar por um momento melhor, orar muito nesse sentido e aí então, debaixo de orientação de Deus pedir o perdão.

Estar nu emocionalmente: é o "Como me sinto", é revelar ao seu amor, tudo o que passa no seu coração, na área dos sentimentos. Penso que aqui está um dos grandes problemas dos relacionamentos, especialmente para os homens que sempre foram treinados para serem durões, machões, sempre escutaram de suas mães e pais ou outros que "homem não chora" e por isso até hoje têm dificuldade de se expressar, falar o que estão sentindo. Os homens falam de fatos, porém não gostam de falar de sentimentos, pois isso poderia revelar uma fraqueza de sua parte, o que seria um "desastre" (será?).Quando se consegue falar de sentimentos, os fatos por mais explosivos que passam ser, eles perdem a sua carga letal, veja o exemplo: A mulher está triste com algo que aconteceu, algo que o marido fez ou deixou de fazer. Então ela guarda para si aquele sentimento e aquilo vai envenenar a relação, podendo inclusive a qualquer momento haver uma explosão. No entanto, se ela ir até ele disser: "Olha, eu queria falar para você que com relação a tal fato acontecido, eu estou muito triste, infeliz e decepcionada com a situação e gostaria que você soubesse desse meu sentimento".Veja, ela trouxe o problema para ela, ela não fez acusações, não fez ameaças, não fez julgamentos, simplesmente ela disse como se sentia. Isso quebra qualquer possibilidade de brigas e deixará o homem numa situação horrível.Da mesma maneira, revelar os sentimentos bons também é muito interessante para o relacionamento. Ela diz: "Puxa, aquelas flores que você me mandou ontem, me fizeram um bem tremendo, pois me senti amada por você apesar de tantos anos...". Veja, ela falou de um fato (as flores) e como se sentiu com relação ao fato (amada).Todos temos por necessidade, de sermos amados, reconhecidos, respeitados, aceitos, e isso tudo está na área dos sentimentos. Há uma outra questão com relação aos sentimentos, eles são enganosos, às vezes eles não são perfeitos e quando nós os revelamos, damos a chance de que eles sejam corrigidos. Quantas vezes fazemos juízos temerários de um fato ou de outro, e quando a verdade vem à tona, percebemos que não havia motivos para tanto sentimentos ruins.
Estar nu fisicamente, é a mais fácil das três modalidades de nudez, porém, é importante tanto quanto. Às vezes a mulher é fruto de alguns traumas e bloqueios, de forma que não consegue se despir na frente do marido e vice e versa, mas não deveria ser assim, é preciso vencer tal bloqueio e assim desfrutar de paz nessa área afetiva.Adão e Eva estavam nus e não se envergonhavam, não havia confusão entre eles.

Uma boa dica é você não perguntar ao outro "como vai?", mas "Como se sente?". Não perguntar "como vão as coisas por aí?" Mas "Como você está se sentindo aí?". Aproveite hoje e descubra como o seu cônjuge se sente.Lembre-se as pessoas são mais importantes do que as coisas.



Pr Ismael e Pra Cleire.


Aconselhamento? Click "Aconselhamento e dúvidas" na lista de blogs acima.Pr Ismael e Pra Cleire.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...