SEGUIDORES

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Eram dois, agora são um.


Uma só carne

“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.”
Gênesis 2:24

Ha muitos questionamentos sobre esse tema. Muitos casais querem saber como é o processo de ser uma só carne, outros interpretam apenas como uma alegoria bíblica e poética sem ser própriamente uma doutrina para casados.

A verdade que essa afirmação registrada em Genesis 2:24 foi confirmada por Jesus e reafirmada por Paulo aos Efésios 5:22-35.

A dificuldade maior em entender esse texto, é porque muitos tem um conceito sobre vida conjugal que estão focados no fato que: experimentar a felicidade conjugal é um estado de ser intenso em função das atitudes da pessoa em corresponder cem por cento de minhas expectativas.

Todos querem e desejam a pessoa certa, mas não entendem que precisam ser a pessoa certa. Esse texto se refere a construção no processo de ser uma só carne; não
A um estado de felicidade perpétuo,
isso porque, a simples copulação dentro do conceito de Paulo, já os tornava uma só carne.
“Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.”(1Co 6:16)

As interpretações dos sentimentos dos namorados levam a duvidas e questionamentos após o casamento porque muitos pensam que o fato de estar apaixonados é a única razão de estar e permanecerem casados.

O que chamamos “estar apaixonado” é um estado de graça onde os olhos são abertos para a beleza física, os ouvidos as melodias e poesias, despertando os sentimentos mais nobres e ao mesmo tempo subordinando nossa sexualidade animal ( pelo menos no começo) nesse sentido, o amor vence a luxúria, pois estar apaixonado é bem melhor que a sensualidade do prazer da carne pela carne, como um desejo egoísta e mesquinho.

Nenhum sentimento dura para sempre na sua intensidade. A paixão nos leva ao casamento, como uma ignição que faz movimentar a maquina do desejo de estar sempre com a pessoa escolhida todos os momentos da vida, mas a paixão por si não pode se tornar o motor
que vai dirigir a vida conjugal, isso porque, a paixão é apenas um sentimento.

Aquela idéia dos finais de filmes “e foram felizes para sempre” estão dizendo algo que provavelmente nunca foi e não será a verdade.


Conhecimentos princípios e hábitos podem durar sempre, mas os sentimentos vão e vem.

O que vem a seguir após a paixão é que vai determinar a ser verdadeiro, mesmo quando deixar de estar apaixonado.

Ninguém pode prometer o mesmo sentimento por toda a vida, da mesma forma como não poderia prometer ter dor de cabeça ou fome sempre.

A idéia que estar casado é um estado permanente de felicidade não corresponde com a realidade de ninguém.

Cumprir a promessa que fiz com pessoa que escolhi para companheira diante de Deus é que começa o processo de tornar-se uma só carne com ela.

Um casal tomava café da manhã no dia em que completavam Bodas de ouro. Como de costume, ela corta o pão, tira o miolo, passa manteiga, e pensa:

“ Sempre deixo ao meu esposo a melhor parte do pão, o miolo. hoje, no nosso aniversário de casamento, vou eu comer essa parte, pois é a que mais gosto, e darei a ele a casca”

Ao oferecer a ele a casca, a reação dele foi de alegria:

“Puxa, querida, obrigado por esse presente. A parte do pão que mais gosto de comer é a casca, mas todos os dias deixo voce para que você saboreie o melhor que é o miolo.”

Eu creio que esse casal alcançaram o objetivo de se tornaram uma só carne.

Ser uma só carne é ser e desejar sempre o melhor para a pessoa que eu amo.

É o amor que mantém a maquina do casamento ativa; quem suportaria viver a intensidade de uma paixão romantica o resto da vida? O que seria das amizades, do trabalho, do apetite, do sono?

Ser uma só carne é aprender a amar, não como mero sentimento fugaz, mas como uma unidade pela graça que os parceiros recebem de Deus de viver com a incoerência do outro. Estar “apaixonado”leva o casal a jurar fidelidade um ao outro; o estar “apaixonado” não passa da ignição que deu partida numa intensa viagem de tornarem-se uma só carne.

Peter Flayng
Publicado no Recanto das Letras em 26/11/2008








Aconselhamento? Click "Aconselhamento e dúvidas" na lista de blogs acima.Pr Ismael e Pra Cleire.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...